terça-feira, 7 de abril de 2015

IV Oficina da Gramática Pedagógica Wapichana



Durante os dias 15 e 20 de março ocorreu na comunidade da Malacacheta em Roraima a última oficina do projeto da Gramática Pedagógica da Língua Wapichana. Professores de diferentes comunidades da região da Serra da Lua participaram da atividade que teve como objetivo trabalhar a inclusão da Gramática Pedagógica do ProDoclin nas aulas de língua Wapichana.



A oficina foi coordenada pelo Prof. Luiz Amaral (UMass) e contou com a participação das duas coordenadoras da equipe de documentação Wapichana do ProDoclin Joana Autuori e Wendy Leandro; das bolsistas do projeto de Gramáticas Pedagógicas Benedita da Silva, Nilzimara de Souza Silva e Wanja Nascimento; dos professores Manuel dos Santos (UFRR), Elder Lanes (UFRR), Ananda Machado (UFRR-Insikiran) e Marcelo Giovannetti (UFRJ); além da pesquisadora Luciana Sanchez Mendes. 






A oficina foi dividida em três etapas. Na primeira, o Prof. Luiz Amaral apresentou diferentes parâmetros curriculares para nortear a confecção de um programa de língua em escolas de ensino fundamental e médio. Os professores trabalharam em propostas de criação de currículos para diferentes séries baseando-se em uma abordagem que prioriza o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. O objetivo foi o de fazer os professores entenderem que a Gramática Pedagógica do ProDolcin não pode ser usada como “o programa de língua” e que ela deve ser inserida dentro de um programa que privilegie não somente o desenvolvimento de conhecimentos gramaticais, mas sobretudo o aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos para que eles se tornem melhores usuários de sua língua.



Atendendo a uma demanda dos professores, a segunda etapa da oficina foi sobre a criação de materiais de alfabetização. Os professores aprenderam  diferentes teorias de alfabetização e metodologias para confeccionar livros didáticos que sigam a estrutura linguística de cada língua. Durante essa etapa, o Prof. Manuel dos Santos explorou com os professores os padrões silábicos do Wapichana para determinar a regularidade no mapeamento entre grafemas e fonemas da língua. Ao final da atividade, os professores saíram com uma sugestão pedagógica sobre a ordem de apresentação das consoantes em livros de alfabetização para o Wapichana. O Prof. Luiz Amaral também apresentou diferentes atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica por alunos nos primeiros estágios de alfabetização para que os professores pudessem planejar possíveis atividades para seus livros de primeiro ano. 


A última etapa da oficina foi dedicada a confecção de planos de aula para o uso nas escolas da Gramática Pedagógica do ProDoclin e de um material de língua e leitura que está sendo desenvolvido pelos professores Wapichana com a colaboração dos professores Manuel dos Santos e Ananda Machado.




Os professores estudaram as diferentes etapas de uma aula de língua e aprenderam a fazer planos de aula com o material didático. Após a apresentação dos padrões técnicos do plano de aula pelo Prof. Luiz Amaral, a Profa Wendy Leandro deu uma aula modelo em Wapichana seguindo todos os padrões discutidos. A aula modelo foi fundamental para que os professores pudessem observar na prática o resultado das considerações teóricas sobre a estrutura de uma aula de língua. Em seguida, os professores foram divididos em equipes e com as unidades da Gramática Pedagógica e o Livro de Leituras em mãos, cada equipe confeccionou um plano de aula para ser apresentado ao demais grupos.

Ao final da oficina os professores fizeram uma avaliação das atividades e foram unânimes em afirmar a necessidade de uma continuidade em programas que combinem a confecção de materiais com a educação continuada do quadro docente das escolas indígenas para se obter uma real melhora na produção de material didático e na qualidade das aulas e programas de língua indígena.  

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