Durante os dias 15 e
20 de março ocorreu na comunidade da Malacacheta em Roraima a última oficina do
projeto da Gramática Pedagógica da Língua Wapichana. Professores de diferentes
comunidades da região da Serra da Lua participaram da atividade que teve como
objetivo trabalhar a inclusão da Gramática Pedagógica do ProDoclin nas aulas de
língua Wapichana.
A oficina foi coordenada pelo Prof. Luiz Amaral (UMass) e contou com a participação das duas coordenadoras da equipe de documentação Wapichana do ProDoclin Joana Autuori e Wendy Leandro; das bolsistas do projeto de Gramáticas Pedagógicas Benedita da Silva, Nilzimara de Souza Silva e Wanja Nascimento; dos professores Manuel dos Santos (UFRR), Elder Lanes (UFRR), Ananda Machado (UFRR-Insikiran) e Marcelo Giovannetti (UFRJ); além da pesquisadora Luciana Sanchez Mendes.
A oficina foi dividida em três etapas. Na primeira, o Prof. Luiz Amaral apresentou diferentes parâmetros curriculares para nortear a confecção de um programa de língua em escolas de ensino fundamental e médio. Os professores trabalharam em propostas de criação de currículos para diferentes séries baseando-se em uma abordagem que prioriza o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos alunos. O objetivo foi o de fazer os professores entenderem que a Gramática Pedagógica do ProDolcin não pode ser usada como “o programa de língua” e que ela deve ser inserida dentro de um programa que privilegie não somente o desenvolvimento de conhecimentos gramaticais, mas sobretudo o aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos para que eles se tornem melhores usuários de sua língua.
Atendendo a uma demanda dos professores, a segunda etapa da oficina foi sobre a criação de materiais de alfabetização. Os professores aprenderam diferentes teorias de alfabetização e metodologias para confeccionar livros didáticos que sigam a estrutura linguística de cada língua. Durante essa etapa, o Prof. Manuel dos Santos explorou com os professores os padrões silábicos do Wapichana para determinar a regularidade no mapeamento entre grafemas e fonemas da língua. Ao final da atividade, os professores saíram com uma sugestão pedagógica sobre a ordem de apresentação das consoantes em livros de alfabetização para o Wapichana. O Prof. Luiz Amaral também apresentou diferentes atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica por alunos nos primeiros estágios de alfabetização para que os professores pudessem planejar possíveis atividades para seus livros de primeiro ano.
A última etapa da oficina foi dedicada a confecção de planos de aula para o uso nas escolas da Gramática Pedagógica do ProDoclin e de um material de língua e leitura que está sendo desenvolvido pelos professores Wapichana com a colaboração dos professores Manuel dos Santos e Ananda Machado.
Os professores estudaram
as diferentes etapas de uma aula de língua e aprenderam a fazer planos de aula
com o material didático. Após a apresentação dos padrões técnicos do plano de
aula pelo Prof. Luiz Amaral, a Profa Wendy Leandro deu uma aula
modelo em Wapichana seguindo todos os padrões discutidos. A aula modelo foi
fundamental para que os professores pudessem observar na prática o resultado
das considerações teóricas sobre a estrutura de uma aula de língua. Em seguida,
os professores foram divididos em equipes e com as unidades da Gramática
Pedagógica e o Livro de Leituras em mãos, cada equipe confeccionou um plano de
aula para ser apresentado ao demais grupos.
Ao final da oficina os
professores fizeram uma avaliação das atividades e foram unânimes em afirmar a
necessidade de uma continuidade em programas que combinem a confecção de
materiais com a educação continuada do quadro docente das escolas indígenas
para se obter uma real melhora na produção de material didático e na qualidade
das aulas e programas de língua indígena.
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