quinta-feira, 18 de julho de 2013

Primeira Oficina de Gramáticas Pedagógicas de Línguas Indígenas


uma iniciativa pioneira do Programa de Documentação de Línguas Indígenas do Museu do Índio/FUNAI (ProDoclin- coordenação Bruna Franchetto e gestão científica Mara Santos), está sendo realizada, a partir de hoje até 28 de julho, na cidade de Saquarema (RJ). Foi assim dado início a mais uma etapa do processo de documentação linguística. São agora cinco projetos piloto para a elaboração de cinco gramáticas pedagógicas aplicando uma nova metodologia que permita o ensino-aprendizagem de línguas indígenas sobretudo nas escolas das aldeias. Dos treze projetos (e treze línguas) que integraram o ProDoclin, quatro participam da nova fase: Ikpeng, Paresi, Kawaiwete e Karajá. O quinto projeto inclui uma nova língua, o Wapichana (Arawak setentrional). Estão participando também, como observadores, pesquisadores das línguas Palikur, Ye'kuana, Kaingang e Kuikuro.


Na Oficina, coordenada pelo Prof. Dr. Luiz Amaral, professor da Universidade de Massachusetts – Amherst, as equipes dos cinco projetos participantes, formadas por pesquisadores indígenas e linguistas, reuniram-se hoje para discutir metodologias, modelos, práticas e a produção de gramáticas pedagógicas a partir da implementação de uma nova proposta.
As boas vindas foram dadas pela gestora científica do PRODOCLIN Mara Santos e o coordenador da oficina Luiz Amaral.











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